Sobre o Programa

O Programa de Mestrado em Saúde Ambiental é reconhecido pela Capes/MEC na área interdisciplinar. Desta forma dentro da ampla temática da Saúde Ambiental, cada questão é abordada por mais de uma disciplina, mas de forma que o conhecimento seja construído em conjunto – inter-relacionando os diferentes campos do saber. O Programa conta com três linhas de pesquisa, a saber: 1) Direito e educação na interface sociedade, animal e ambiente; 2) Biossegurança, eficiência e sustentabilidade; 3) Monitoramento e atenção à saúde humana, animal e do ambiente.

Linhas de pesquisa:

L1: Direito e educação na interface sociedade, animal e ambiente

Estudo dos princípios constitucionais do direito ambiental brasileiro tendo como base o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, no âmbito constitucional e infraconstitucional. Bens ambientais. Tutela constitucional do patrimônio genético e dos recursos ambientais. Flora e fauna como recursos ambientais. Fundamentos constitucionais da agropecuária. Direito sanitário. Bioética. Direito dos animais. Defesa sanitária agropecuária. Tutela jurídica do meio ambiente do trabalho, dos recursos hídricos e da energia. Perícia ambiental. Agrotóxicos. Nanotecnologia. Inovação e patentes. Educação ambiental e em saúde. Políticas públicas e programas de educação e gestão sustentável integrando fauna, flora, criação de animais e a sociedade.

L2: Biossegurança, eficiência e sustentabilidade

Avaliação e desenvolvimento de soluções relacionadas ao controle da poluição ambiental de origem urbana e rural. Cadeias produtivas de alimentos de origem animal e vegetal. Rastreabilidade, biosseguridade e biossegurança. Sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle. Controle de populações animais e elaboração de programas de saúde única. Bem-estar dos animais e ambiência. Empreendedorismo, tecnologia e inovação para o desenvolvimento de soluções sustentáveis. Economia da sustentabilidade. Alimentação segura, saudável e sustentável. Desenvolvimento de instrumentos para a adequada gestão de insumos, resíduos e conservação de recursos.

L3: Monitoramento e atenção à saúde humana, animal e do ambiente

Estudo do relacionamento da saúde pública e o meio ambiente. Monitoramento ambiental. Diagnóstico de doenças humanas e animais dentro do contexto de saúde única. Estudo e medidas de controle das relações entre ambiente e a ocorrência de doenças.  Desenvolvimento de estudos e soluções voltadas a atenção à saúde única, em um contexto inter e transdisciplinar, objetivando a melhoria da qualidade de vida humana e bem-estar dos animais integrados à um ambiente sustentável. Avaliação de impacto e segurança ambiental.

Acesse o link para saber mais: https://goo.gl/6VJAug

Anúncios