IMPACTOS AMBIENTAIS: REPRESENTAÇÕES DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE ANIMAL E A FORMAÇÃO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS SOBRE O TEMA

Data, horário e local: 19/12/2018, 13:30H, Prédio Pós-Graduação (Rua Vergueiro, 101/107)

Mestrando: Manuella Guiran Pestana

Nome do Orientador:Dra. Renata Ferraz de Toledo

Nome e instituição dos membros da banca: Dra. Renata Ferraz de Toledo (FMU)/ Dra. Gesiane Ribeiro Leão Ferraz ( FMU)/ Dra. Mary Dias Lobas de Castro (UMG)

Resumo: O tema “impactos ambientais na área da saúde animal” é um assunto pouco discutido e compreendido por profissionais que atuam em hospitais e clínicas veterinárias, o que traz grande preocupação ao se considerar o número crescente de animais de estimação nos centros urbanos e, consequentemente, de serviços de saúde animal para atender tal demanda. Diversos recursos, como energia e água, são utilizados por este setor para suas atividades, além de serem produzidos diariamente grandes quantidades de resíduos sólidos e efluentes, podendo causar impactos diretos e indiretos ao meio ambiente, à saúde humana e animal, se não forem gerenciados adequadamente. Assim, esta pesquisa teve por objetivos conhecer representações, opiniões e percepções de profissionais que atuavam na área de saúde animal sobre possíveis impactos ambientais de suas atividades e sua relação com a saúde e, de forma complementar, identificar se este tema vem sendo abordado nas grades curriculares de cursos de graduação em medicina veterinária, obtendo-se, dessa forma, subsídios para a elaboração de um programa de formação continuada sobre o assunto. Utilizou-se o método do estudo de caso, com enfoque qualitativo, realizado junto a um hospital veterinário vinculado a uma instituição particular de ensino superior na cidade de São Paulo. Para a coleta de dados foi realizada revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas com profissionais que atuavam no referido hospital veterinário e análise documental das grades curriculares de 6 cursos de graduação em medicina veterinária do país. A análise dos resultados foi realizada por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Evidenciou-se que, embora os entrevistados tenham tido dificuldades para explicitar o que são impactos ambientais, reconheciam a importância de procedimentos adequados do hospital veterinário para minimizar efeitos negativos ao meio ambiente e à saúde humana. O gerenciamento dos resíduos foi a principal associação feita por eles quanto aos possíveis impactos ambientais de suas atividades, sendo esta uma visão limitada da problemática. Além de sistemas adequados de gestão ambiental, os participantes da pesquisa reconheceram a importância de processos continuados de educação e comunicação sobre o tema. O levantamento das grades curriculares mostrou que disciplinas que abordavam a questão ambiental possuíam uma carga horária pouco relevante em comparação a carga horária total destes cursos, sendo insuficientes frente ao que preconizam as Diretrizes Curriculares Nacionais do MEC para as aptidões necessárias aos egressos dos cursos de medicina veterinária para atuarem em projetos na área ambiental. Recomenda-se, portanto, não apenas maior investimento na abordagem teórico-prática da temática ambiental nos cursos de graduação em medicina veterinária, como o desenvolvimento de cursos de formação continuada e aperfeiçoamento profissional voltados à todos profissionais que atuam em serviços de saúde animal. Dessa forma, como resultado da presente pesquisa elaborou-se um produto técnico de natureza educativa: um programa de capacitação e aperfeiçoamento profissional sobre prevenção e mitigação de impactos ambientais na área de saúde animal. Espera-se com essa pesquisa contribuir para ampliar estudos e reflexões sobre o assunto, qualificar o planejamento, a implantação e a avaliação de sistemas de gerenciamento de impactos ambientais de serviços de saúde animal, bem como incentivar um melhor desempenho ambiental de estabelecimentos desta especialidade.

 Palavras-Chave: gestão ambiental; hospital veterinário; gerenciamento de resíduos; representação social; formação continuada.

 

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